Turismo religioso: veja a lista de lugares para conhecer

Peregrinações e visitas a igrejas, templos e santuários atraem viajantes em busca de espiritualidade. Do Cristo Redentor à casa onde viveu Chico Xavier, confira os principais destinos e eventos pelo país.

Peregrinações e visitas a igrejas, templos e santuários atraem viajantes em busca de espiritualidade. Do Cristo Redentor à casa onde viveu Chico Xavier, confira os principais destinos e eventos pelo país.
Prova disso é o resultado de uma pesquisa feita recentemente por uma plataforma de viagens e que mostra que 44% dos viajantes brasileiros buscam agora destinos voltados à prática de meditação e mindfulness. O levantamento também aponta que 35% deles pretendem encontrar a paz em um retiro de silêncio, e 42% consideram fazer uma pausa dedicada à saúde.

Destinos não faltam. No Brasil, o turismo é tão vasto quanto a diversidade religiosa, seja ela de origem católica, protestante, espírita, oriental, indígena ou afro-brasileira. 

Confira, a seguir, alguns desses destinos:

1. Aparecida do Norte 
Onde: Aparecida (SP)
Considerada o maior centro de peregrinação religiosa no país, a Basílica de Aparecida recebeu mais de 8 milhões de peregrinos no ano passado. Ao todo, 82% dos visitantes se concentraram aos sábados e domingos. 

Atenção também aos feriados. O da Proclamação da República, em 15 de novembro, e o Dia da Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, são concorridíssimos – e costumam reunir milhares de fiéis e romeiros. Se você pretende ir em uma dessas datas, programe-se para chegar cedo.

Quem mora em São Paulo, pode fazer um bate e volta. A viagem leva em torno de 2h30. Outra alternativa é se hospedar nas redondezas para curtir o destino com mais tranquilidade, e conhecer outros pontos turísticos, como a Passarela da Fé, e os bondinhos que ligam o santuário ao Morro do Cruzeiro, que retrata, por meio de painéis e esculturas, a Via Sacra.

Dica de hospedagem: a rede Atlantica acaba de inaugurar no Vale do Paraíba, a 47 km de distância da Basílica de Aparecida, o Ramada Encore Cruzeiro. Com 80 apartamentos, o hotel oferece café-da-manhã, fitness center, estacionamento e wifi como cortesia. Clique aqui para consultar preços e fazer sua reserva.

2. Tempo Zu Lai 
Onde: Cotia (SP)
Aberto para visitação às sextas, das 12h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h30 às 17h, o templo, em Cotia, na região metropolitana de São Paulo, fica em uma área de 150 mil metros quadrados. Inspirado na arquitetura oriental dos palácios da Dinastia Tang, ele é considerado o maior templo budista da América Latina!

A visitação é gratuita e, no site, é possível ter acesso a outras informações sobre eventos realizados por lá, como retiros, palestras, e aulas de meditação, kung fu e tai chi.

3. Cristo Redentor
Onde: Rio de Janeiro (RJ)
Eleita em 2017 uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, a estátua do Cristo Redentor, de braços abertos, a 710 metros do nível do mar, atrai turistas do mundo inteiro. 

De perto, dá para ter noção do tamanho desse monumento em concreto armado e pedra-sabão. São 38 metros de altura, 28 metros de envergadura, e mais de 1,1 tonelada. 

Para visitar esse, que é um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, é só embarcar na estação do Trem do Corcovado, na Rua Cosme Velho, 513, em Laranjeiras. Os ingressos podem ser adquiridos no local e custam entre R$ 32 (idosos) a R$ 117,50 (inteiro).

Aqueles que ainda não têm planos de ir ao Rio de Janeiro conhecer o Cristo Redentor, uma curiosidade: pelo site oficial, é possível fazer um pedido de oração à distância.

4. Casa Chico Xavier
Onde: Pedro Leopoldo (MG)
Que tal visitar a casa onde nasceu um dos médiuns mais conhecidos da história? A Casa de Chico Xavier reúne um acervo com mais de 500 livros psicografados por ele, além de objetos pessoais, cartas, anotações, documentos e fotografias. Para se ter uma ideia, o quarto de dormir de Chico foi mantido exatamente como era. 

Desde que foi inaugurada após uma reforma, em abril de 2006, a casa já recebeu mais de 100 mil visitantes. Ela funciona de terça a domingo, e a entrada é gratuita. 

Pelo site, é possível ter acesso a informações sobre atividades que acontecem na casa, como trabalhos assistenciais, reuniões de estudos e passe magnético.


5. Catedral de Pedra
Onde: Canela (RS)
A 5 quilômetros de Gramado, a cidade de Canela, na Serra Gaúcha, reserva boas surpresas, como parques naturais, vinícolas e a SkyGlass, uma das maiores plataformas de aço e vidro da América Latina. 

Mas quem visita a cidade não tem como não se encantar com a Catedral de Pedra. Construída em um estilo gótico inglês e desenhada pelo arquiteto Bernardo Sartori, ela tem uma torre com 65 metros de altura e 12 sinos de bronze trazidos da Itália.

Não deixe de conferir o show de luzes, que toma conta da fachada da igreja, e ocorre ao longo de todo ano, às 20h30 e às 21h30.

BOX
Festas religiosas
Segundo o Ministério do Turismo, dos 1.162 eventos cadastrados no Calendário Nacional de Eventos – ferramenta criada pelo governo para divulgar eventos com potencial turístico – 174 são do segmento de Turismo Religioso. Confira alguns deles:

Festa de Iemanjá
Quando: 2 de fevereiro
Onde: Salvador (BA)
Adeptos do candomblé, turistas e devotos da Mãe das Águas formam grandes filas na Casa do Peso, na colônia de pesca do Bairro do Rio Vermelho, na capital baiana. Eles colocam oferendas e pedidos em balaios, que são levados por barcos e deixados em alto mar.

Círio de Nazaré
Quando: segundo domingo de outubro
Onde: Belém (PA)
Uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil, a festa reúne milhões de romeiros pelas ruas da capital do estado em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

Festa de São Jorge
Quando: 23 de abril
Onde: Rio de Janeiro (RJ)
No dia deste, que é um dos santos mais populares do Brasil, e reverenciado por diferentes matrizes religiosas, feijoadas e shows marcam as homenagens.

Lavagem do Bomfim
Quando: fevereiro
Onde: Salvador (BA)
Comemorada na segunda quinta-feira do ano, a tradicional lavagem das escadarias Bonfim é considerada a segunda maior manifestação popular da Bahia.


Confira, aqui, o calendário completo. Ah, e na hora de escolher a hospedagem, não esqueça de checar, diretamente com os hotéis, o valor das diárias. Redes como a Atlantica oferecem aos participantes do Let ́s Atlantica, seu programa de fidelidade descontos e benefícios, como diárias grátis e late check-out

Receba em primeira mão nossos conteúdos!