Fotógrafo brasileiro que faz sucesso em NY ensina a tirar fotos com o celular

Há cinco anos em solo americano, Rodolfo Sanches já clicou celebridades como Luciano Huck, Camila Pitanga e Luciana Gimenez

Aos seis anos, o fotógrafo brasileiro Rodolfo Sanches ganhou, da mãe, sua primeira câmera fotográfica. Começava ali uma história de amor com as lentes. “Ela sempre me incentivava a tirar fotos. Temos mais de 50 álbuns repletos de memórias”, conta Sanches nessa entrevista exclusiva ao blog Let´s Atlantica.

O que era hobby virou profissão durante a faculdade de publicidade quando, já dominando algumas técnicas, Sanches começou a fotografar profissionalmente. 

Em 2017, ele se mudou para os Estados Unidos para trabalhar como au pair e aprender inglês. As idas à Nova York nos finais de semana – a 30 minutos de trem de Connecticut, onde morava –, serviram de inspiração para dar início a um novo sonho: fazer ensaios de turistas na Big Apple. “Hoje, 90% do meu público é formado por brasileiros”, conta Sanches. 

Entre as celebridades que já passaram pelas lentes dele estão as youtubers Josy Ramos & Nina Gabriella, e celebridades como Angélica e Luciano Huck, Camila Pitanga, Claudia Leitte, Luciana Gimenez, Tiago Abravanel, Tiê e Rafa Kalimann.
Os ensaios custam entre US$ 300 e US$ 800, e variam conforme o número de horas e de lugares. Alguns pacotes incluem, ainda, vídeos curtos para o Reels, do Instagram.

Dicas para fazer fotos com o celular
Mas se engana quem pensa que só os fotógrafos profissionais são capazes de fazer registros incríveis. “O celular é, hoje, uma grande potência. Quem tem um smartphone à mão consegue fazer muita coisa legal”, garante Sanches. 

Quer saber como? Confira as dicas do brasileiro:

1. DEIXE O CELULAR SEMPRE EM 4K para os vídeos do Reels ficarem mais bonitos, nítidos e com cara de profissionais;

2. USE O MODO RETRATO para deixar o fundo desfocado e dar um efeito legal às imagens;

3. USE  – E ABUSE – DE APPS de edição de fotos. “Eu, particularmente, gosto do Tezza e do LikeApPro, desenvolvido pelo fotógrafo Lucas Pinhel; e do CapCut para edição de vídeos.”

Cartões-postais em Nova York
Para quem for visitar a Big Apple, o brasileiro também dá dicas de onde – e como fazer registros imperdíveis. “Eu amo tudo em Nova York, principalmente bairros como Soho, Greenwich Village e Tribeca. Mas o fato é que, em qualquer esquina, dá para fazer uma foto muito boa”, diz Sanches, que elege os três pontos a seguir como parada obrigatória.

Onde tirar fotos em Nova York?

BROOKLYN BRIDGE
Dica: chegue o mais cedo possível para conseguir se desvencilhar da multidão de turistas. “Para quem não conseguir chegar cedo ou quiser tirar fotos no pôr-do-sol, procure usar os cantos da ponte. Eu sempre coloco os meus clientes sentados nas vigas de metal, onde não há perigo, para conseguir bons ângulos”, diz Sanches.

TIMES SQUARE
Dica: em seu Instagram (@rodolfosanchesfoto), o fotógrafo publica vídeos ensinando os turistas a tirarem fotos em táxis ou com a Times Square vazia. A dica de ouro? “É só esperar o farol da rua principal fechar e correr no meio da rua para tirar uma foto sem ninguém ao fundo”, recomenda.

WEST VILLAGE
Outro passeio bacana, diz ele, é caminhar pelas ruas de West Village, onde foi gravada parte da série Sexy in the City. “Lá é mais tranquilo e sempre dá para fazer fotos na frente das casinhas, sentado nos degraus.”

Conhece Nova York? Poste aquele TBT perfeito e não esqueça de marcar a @atlantica_hotels

Apesar de realizado, Sanches segue em busca de novos sonhos. “Quero muito fotografar Gisele Bundchen e sair na Vogue americana, que sempre me inspirou, desde criança”. 

Sobre o ato de fotografar, ele finaliza. “A fotografia, pra mim, é a oportunidade de expressar meu amor pela moda. É liberdade de expressão; é poder ser quem eu sou e transformar, através do meu olhar, a vida, as marcas, e as coisas ao meu redor. A minha fotografia não tem gênero, não tem cor, não tem corpo. É disso que eu mais me orgulho. A arte me salva todos os dias.”

Receba em primeira mão nossos conteúdos!